Santa Casa de Caridade

Projeto ajuda a resgatar autoestima de pacientes com câncer em São Gabriel

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Divulgação 

A Unidade de Oncologia Marina Ramos, da Santa Casa de Caridade de São Gabriel criou o projeto "Doe Amor em Forma de Peruca" com o objetivo de resgatar a autoestima das mulheres que enfrentam câncer e reforçar o tratamento contra a doença. A iniciativa consiste na arrecadação de mechas de cabelo para implantação nas pacientes que fazem quimioterapia.

COMO DOAR

  • Quando - De segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h30min às 17h30min
  • Onde - Na Unidade de Oncologia Marina Ramos, no hospital Santa Casa de Caridade de São Gabriel, na Rua General Marques, 72, Bairro Centro
  • Mais informações - Pelos telefones (55) 3232 6555, ramais 209 ou 212, e (55) 9 96688608

Jaguari oferece novo serviço de ultrassom a pacientes do SUS

'-  A perda de cabelo, na maioria das vezes, é uma experiência desafiadora, pois mexe com o lado emocional dos pacientes, principalmente das mulheres, afetando a autoestima e a qualidade de vida. Efeitos colaterais são comuns no tratamento contra o câncer. A intensidade dos sintomas pode variar de uma pessoa para outra e a perda de cabelo está entre eles - explica a enfermeira Fernanda Coirolo, coordenadora da Unidade de Oncologia da Santa Casa.

Conforme ela, com o objetivo de amenizar essa dor e proporcionar bem-estar às pacientes, a Unidade de Oncologia realiza um trabalho voluntário de arrecadação de mechas de cabelos para fabricar perucas. Fernanda explica que a unidade arrecada o material por meio de doações que são encaminhadas para a ONG Penélopes Solidárias, do município de Passo Fundo.

Caps de Nova Palma atende pacientes de toda a Quarta Colônia

A cada 1 kg de cabelo arrecadado e enviado para uma ONG parceira, o projeto recebe, em troca, uma peruca. Segundo a coordenadora, já foram recebidas mais de 100 doações desde o começo do Projeto. Uma das parcerias da Unidade Oncológica é com a cabeleireira Cíntia Medeiros, que tem salão na cidade e é voluntária da causa.

- A cabeleireira Cíntia Medeiros, desde o início do projeto, tem sido parceira na busca das arrecadações e oferece o corte gratuitamente às mulheres que desejam fazer a doação - conta Fernanda.

A coordenadora também salienta que a Unidade de Oncologia Marina Ramos possui uma equipe multidisciplinar que atende diariamente, de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 1h30min às 17h30min, horários em que os voluntários podem fazer doações de mechas de cabelo. Fernanda destaca que que o hospital está aberto a novas parcerias com outros cabeleireiros da cidade que desejem participar do projeto.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Campanha pede doações para família que teve casa destruída pelo fogo em São Gabriel

Mãe e filha vão laçar em rodeio de São Gabriel Próximo

Mãe e filha vão laçar em rodeio de São Gabriel

são gabriel